top of page

As Cinco Peles

2/2021 - quarta edição do projeto EntreTemas

A Imagem deste semestre faz uma analogia entre a teoria das cinco peles de Hundertwasser e as disciplinas do eixo de Encenação. A arte sempre foi uma testemunha de seu tempo. 
No período de transição da modernidade para pós-modernidade, da sociedade industrial para pós industrial, surgiram alguns artistas visionários com suas ideologias utópicas e suas mensagens subversivas. Hundertwasser tem um lugar reservado em meio a constelação de projetos utópicos desta época. A espiral sela a marca da sua visão de mundo que opera-se por osmose, a partir de níveis de consciência sucessivos, e concêntricos em relação ao eu profundo. 


Das cinco peles de Hundertwasser, as três primeiras são destinadas ao homem: a epiderme natural, o vestuário, e a casa. Fazendo analogia entre as disciplinas de Encenação, a primeira pele é representada pela Encenação1: a disciplina que gera a consciência do Desenho da Cena como um corpo; A segunda pele representa para nós a Encenação 2, que é a disciplina da caracterização deste corpo/personagem. A casa, a terceira pele, corresponde às disciplinas de Encenação 3, que trata do espaço/cenografia e iluminação.

 

Na teoria das cinco peles do pintor, duas peles foram adicionadas posteriormente: a quarta pele - o meio social-,  que na nossa analogia se relaciona com a disciplina de direção e a quinta pele - a camada planetária - que aqui, representa a visão do teatro (como um mundo que se cria) e tem o Teatro de Formas Animadas como seu representante.

Ativo 12.png
Ativo 17.png
Ativo 16.png
Ativo 11.png
Ativo 15.png
Ativo 1.png
2D31D64F00D84C68A4281C617E06DAE3.png
marca parque.gif

O presente trabalho foi realizado com o apoio da Universidade de Brasilia (UnB), do Departamento de Artes Cênicas (CEN/UnB), do Decanato de Extensão (DEX/UnB) e do Parque de Produções.

bottom of page